Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Uso inadequado de carregadores de celular provoca acidentes e até mortes

Equipamentos não originais colocam usuários em risco

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Um acidente doméstico envolvendo um carregador de celular acendeu um alerta sobre os riscos do uso inadequado desses equipamentos. Em outubro, a psicóloga Juliana Roncaratti levou um choque elétrico ao manusear um carregador ligado à tomada logo após sair do banho. Com os cabelos molhados, ela foi arremessada contra a parede, bateu a boca e a testa, desmaiou e teve convulsões. O carregador usado por Juliana não era o original do aparelho e tinha menos barreiras de proteção.


Segundo dados levantados pela reportagem, entre 2017 e 2024, 114 pessoas morreram no Brasil vítimas de choques elétricos ou incêndios provocados por carregadores de celular. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 27 acidentes, com sete mortes.


Entre os casos fatais está o do adolescente Max Gomes, de 14 anos, que morreu em 2021 após sofrer uma descarga elétrica enquanto usava o celular ligado à tomada, em Goiás. Em abril deste ano, na Paraíba, a adolescente Simone Galdino, de 15 anos, saiu do banho e morreu ao retirar um carregador da tomada. Um mês depois, em Rio Branco, no Acre, João Henrique de Souza, de 19 anos, morreu após o celular explodir enquanto carregava perto da cama onde ele dormia.


Especialistas alertam que baterias e carregadores paralelos não possuem sistemas de segurança eficientes. Diferente dos originais, eles continuam recebendo carga mesmo após atingir 100%, o que pode gerar gases, inchaço e explosões. A orientação é clara: usar apenas carregadores e baterias homologados pela Anatel, evitar o uso do celular conectado à tomada, nunca manusear o aparelho em áreas molhadas, não expor a bateria a altas temperaturas e sempre seguir as recomendações do fabricante. Pequenos descuidos podem causar incêndios, choques elétricos e até mortes.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.